quarta-feira, 17 de julho de 2013

BANDA GIRAMENTE


Banda Giramente - Inclassificáveis!
Por Carolline Assis e Giramente

Formada na Bahia, no ano de 2010, o Giramente nasceu sob o signo da ousadia: os integrantes eram músicos de outras bandas que, ao se conhecerem melhor, resolveram fazer um som diferente. Eles idealizavam uma nova proposta musical, algo totalmente autoral, e ainda diferenciar-se, principalmente nas releituras de outros compositores da música popular brasileira, misturando a sonoridade Pop e Eletrônica mundial ao Regional. Dessa miscelânea sonora surgiu de cara o nome da banda: Giramente.

Os encontros que antecediam os ensaios da banda foram se tornando frequentes e assim começaram a surgir novas composições, o trabalho autoral veio a tona! Além da amizade das antigas, “os caras” se propuseram a levar para os palcos novos arranjos musicais com as canções que fazem parte de suas principais influências como: Seu Jorge, O Rappa, Luis Caldas, Lenine, Zeca Baleiro, Carlinhos Brown, dentre outros. Para criar a própria sonoridade, o grupo aliou:  Funk, Pop Rock, Música Eletrônica, com ritmos Regionais Percussivos (Ijexá e Capoeira), imprimindo um outro ritmo dançante, aliando o entretenimento à reflexão.

Ireno Figuer, vocalista da Giramente, percussionista, violonista e compositor, também é professor de capoeira e leva para os palcos o gingado e a malícia da luta africana. Mistura os ritmos regionais e instrumentos percussivos (como o berimbau e pandeiro) às suas interpretações viscerais, modernas e emocionantes. 

Esse é um dos grandes diferenciais da Giramente: a mescla de ritmos não deixa de lado influências das mais diversas do cenário mundial. Com isso vem traçando uma identidade musical que agrega diversão, preocupação social e qualidade em seu repertório. “É muito legal incentivar esse estilo musical na Bahia, um estado rico em música e diversificado, me sinto bem aqui, portanto nada melhor que fazer parte da cria baiana Giramente”, afirma Ireno Figuer, vocalista.

                Individualmente cada um dos rapazes tem vasta experiência em shows, pois a maioria já fez parte de outros projetos de destaque do mercado fonográfico nacional, é justamente por causa desta bagagem, que o show da Giramente é diferenciado.

                A proposta do Grupo é espalhar alegria e boa música para todos os povos e faixas etárias, emanar boas vibrações em forma de música, fazer a mente girar propondo reflexões sobre o mundo em que vivemos. Atualmente a banda Giramente está em trabalho de pré-produção dos videoclipes de suas músicas, que já são sucesso no cenário da música independente na Bahia: (Giramente, Boa Notícia e Metrópole & Sertão). Além do trabalho autoral a banda tem um projeto social chamado Orquestra de Berimbaus Afinados. A primeira amostra do projeto ocorreu em Candeias (2009), com o apoio da Prefeitura Municipal. Hoje está formatado para lei de incentivo e os rapazes buscam parceiros para colocar em prática as ideias de transformação através da música e do esporte.

"Alapalá"


http://www.giramente.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário