segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

DICA MUSICAL DO PIRRAÇA

 

DICA MUSICAL DO PIRRAÇA






Black Panther: Wakanda Forever Original Sound Track


O álbum “Black Panther: Wakanda Forever — Original Score”, que tem as duas músicas de Rihanna no repertório, foi composto e produzido por Ludwig Göransson e já está disponível nas plataformas digitais via Hollywood Records. “Born Again” é uma balada dramática guiada pelo piano e bastante emotiva. Na letra, que se mostra forte e destemida, a cantora fala sobre renascimento e sobre perseverar, mesmo diante dos obstáculos.  

Lançada no final de outubro, “Lift Me Up” foi a primeira faixa inédita de Rihanna em seis anos. A artista não apresenta novos projetos e materiais como cantora principal desde o álbum “Anti”, de 2016. O single saiu pelo selo da artista, Westbury Road, em parceria com Roc Nation, Def Jam Recordings e Hollywood Records. “Lift Me Up” foi escrita em homenagem à extraordinária vida e ao legado do ator Chadwick Boseman por Tems, Ludwig Göransson, Rihanna e Ryan Coogler.     

Com o single, Rihanna conquistou o recorde de maior estreia de uma trilha sonora no Spotify. A canção, que alcançou o terceiro lugar da parada Global da plataforma, supera 7.6 milhões de streams e foi a maior estreia de rádio dos Estados Unidos da década até agora, alcançando mais 27 milhões de pessoas de audiência em um único dia (EUA), superando “Easy on Me”, de Adele. O videoclipe oficial figurou no Top 10 vídeos de música mais vistos do YouTube e já conta com mais de 32 milhões de views. 
A cantora, que detém agora a posição de maior estreia de uma artista feminina negra na história do Spotify, foi a 5ª artista e a 2ª feminina mais transmitida na plataforma em todo o mundo no dia do lançamento. Com uma legião de fãs no Brasil, o país foi responsável por 11% dos streams do single no dia do lançamento. A cantora ganhou mais de 410 mil novos ouvintes brasileiros no Spotify com a chegada de “Lift Me Up”.     

Ludwig Göransson, que tem dois Emmys, dois Grammys e um Óscar a seu crédito, compôs e produziu tanto a partitura como as canções originais na banda sonora. O seu extenso trabalho de produção de artistas (Childish Gambino, Adele, Haim, Justin Timberlake), bem como o seu trabalho de pontuação de filmes e séries de TV (Black Panther, Creed, The Mandalorian) tornaram-no excepcionalmente qualificado para dirigir ambas as partes da banda sonora. 

Pela sua quarta colaboração cinematográfica, Black Panther: Wakanda Forever, Coogler e Göransson propuseram-se a criar uma paisagem sonora inovadora onde Göransson diz: “As canções e a pontuação são uma só”. Os dois artistas têm falado sobre esta abordagem desde os seus dias na USC Film School, e finalmente tornaram-na uma realidade com Black Panther: Wakanda Forever.

No que se tornou um enorme trabalho de amor, Göransson passou mais de 2500 horas a gravar a partitura e a banda sonora – o que envolveu seis estúdios, em três continentes e cinco países. Ao longo do filme, o público ouvirá mais de 250 músicos, duas orquestras, dois coros e mais de 40 vocalistas. 
Coogler esteve intimamente envolvido na criação da música para o filme, desde a co-escrita da letra da faixa “Lift Me Up” da Rihanna até à sugestão da capa de “No Woman, No Cry” de Bob Marley interpretada pelo cantor/compositor nigeriano Tems e encadeada com “Alright” de Kendrick Lamar para o trailer viral instantâneo do filme.

Dada a história ser inspirada pelas culturas nigeriana e mesoamericana, foram organizadas sessões de gravação em Lagos, Nigéria, e na Cidade do México, México, assim como nos estúdios Abbey Road em Londres.

Dirigido por Ryan Coogler e produzido por Kevin Feige e Nate Moore, “Black Panther: Wakanda Forever” teve sua première nos cinemas do Brasil. O filme é a continuação de “Pantera Negra” (2018) e tem no elenco nomes como Letitia Wright, Angela Basset, Lupita Nyong'o e Tenoch Huerta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário